-->

OVELHA PERDIDA.

A Mensagem: OVELHA PERDIDA. 



Estava pesquisando na internet, e encontrei um texto que contava sobre o filme do Resgate do Soldado Ryan, e me chamou a atenção de ver a coragem dos soldados de arriscarem as suas próprias vidas em resgate de seu amigo Ryan. Este trecho diz:

No filme O Resgate do Soldado Ryan conta a história de um comando americano enviado para procurar e salvar um único soldado atrás das linhas alemãs na II Guerra Mundial. Por ele, outros arriscam a vida e o comandante do destacamento de resgate até morre. Na cena final do filme, o idoso James Ryan aparece diante da sepultura do capitão Miller, a quem deve a vida e a quem foi sempre agradecido por isso. O que fez ou O que motivou aqueles soldados arriscarem as suas vidas resgate a vida do soldado Ryan? Qual foi o merecimento? Por quê?

Os países cristãos têm como heróis aquele que se arrisca a sua vida por resgate por alguém (Bombeiros, pessoas comum e até os soldados). Todos aqueles que fazem uma boa obra com o seu próximo.

Vem a mensagem de Jesus no evangelho de João. João 15.13: "Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos". Quem poderia dar a sua própria vida em favor dos amigos? Acredito que todos os cristãos deveriam reconhecer que Jesus Cristo fez exatamente isto: Ele morreu para salvar a sua vida. Pena que nem todos que dizem ser cristão reconhecem a sua obra. No dia da Paixão de Cristo, fazem aquela encenação, as pessoas choram em ver o sofrimento, revoltam, pergunta por que o mataram. Quem foi o culpado. Não entende Que Jesus fez isto, em nosso lugar, para nos resgatar.

Jesus na sua caminhada de anunciar as boas novas e propôs uma Parábola da Ovelha Perdida (Lucas 15.1-7)." E CHEGAVAM-SE a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir. E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles. (Aqui mostra aonde Jesus passava, sempre tinha um religioso para discordar) E ele lhes propôs esta parábola, dizendo: Qual, dentre vós, é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? Achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo. E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que, assim haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento"

O que está ovelha fez para ser Salva? Imagina o Pastor, depois de uma jornada de trabalho, e percebe que uma ovelha fugiu ou desapareceu, e deixa as noventa e nove e vai atrás dela a sua procura, passa por caminho difícil acesso, rochas, montanhas, espinhos ou até abismo, ou até pode ser atacado por lobos e por animais ferozes. E finalmente encontra e diz: Achei a minha ovelha perdida e fica muito feliz.

Agora a pergunta. Será que mereceu ser salva? Não fez nada e ainda por cima deu muito trabalho para encontrá-la. Mas o pastor o amava e foi a sua busca até encontrar. Fez de graça, arriscando a sua própria vida e por isso a palavra Graça significa (Favor não merecido). O seu significado é você não merece algo, mas recebe.

O próprio Jesus Cristo, diz ser o Bom Pastor e que veio para resgatar as ovelhas. (João 10.11). "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas". Jesus dá a vida pelas ovelhas. Quem teria coragem em dizer estas palavras? Era uma época, que ninguém se importasse com seu próximo, desprezo, apedrejamento por qualquer motivo, calúnias, perseguição, torturas etc. Povos viviam em trevas e (claro hoje não está muito diferente, liga nos noticiários e contas os crimes)

Nem os seus discípulos, mostraram a preocupação com o rebanho e até disse: Lucas 9:54-56 “E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia.” Discípulos queria eliminar os samaritanos e Jesus por seu grande amor, disse não veio destruir e sim salvar, salvar as suas ovelhas.Senhor Jesus é o Grande Líder.

Infelizmente, hoje está faltando neste mundo, líderes estejam preocupados com o seu próximo ou arriscar a sua vida por boa causa.

Exemplo é a política, Nossos lideres do Brasil, Há uma falta de interesse, pensam em si mesmo, com tantos escândalos e propinas. O povo perdeu a confiança na sua liderança. Posso citar até a religião, quantos maus exemplos e desvio da palavra de Deus, pessoas desanimadas das suas próprias igrejas.

Quantos escândalos. Jesus disse em Mateus 18:7 “Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!” Jesus disse: Ai daquele que vem o escândalo.

Muitos liderem religiosos só está vendo os números, e os lucros, crescimentos e estão achando perda de tempo, para alguns, deixar as 99 no aprisco e sair em busca da centésima ovelha. Aquele fugiu ou desviou do caminho.

Acaba achando que dá muito trabalho e não parece lucrativo a sua busca, porque não é mais vista como uma ovelha cansada, oprimida e necessitada. Como Jesus disse: Mateus 28:11 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Jesus chamou todos os cansados, pobres, doentes. Os lideres de hoje, parece, só estão chamando aquele que não está passando por dificuldades e problemas, não estejam cansado ou oprimido.

Eu participava numa igreja que chamou a atenção, tinha a capacidade de 1000 pessoas e o pastor perguntou para multidão: levanta a mão, quem está na igreja mais de 1 ano na Igreja, 100 pessoas levantaram a mão até chegar o numero menor. Existe uma grande rotatividade e uma aparência de uma Igreja cheia.

Acabam usando frases, para fugir da responsabilidade. “Saíram de nós porque não eram dos nossos” “Ele já conhece a palavra” “Deixa chegar no fundo do poço”, “Ele sabe o caminho”.

Nem sequer o procura para saber o que aconteceu. Por que a decisão de sair? Acabam lavando a mão como o Pilatos fez e não se responsabilizou o que iria acontecer com Jesus. Parece os lideres não querem se responsabilizar, poucos se preocupam realmente com o seu próximo.

Devia ser ao contrario, orar por ele, recupera a sua fé e vai a sua busca até encontrar. (a centésima ovelha.)

Muitas vezes aquele irmão, acaba se afastando da Igreja, Afastou da comunhão com os irmãos, isso não quer dizer que se afastou de Deus, talvez se desviou do caminho, desanimou, entristeceu, ficou fraco na fé. Algum problema aconteceu.

O Próprio Rei Davi também se sentiu como um afastado da presença de Deus. Clamou dizendo:

Salmos 119:176 “Desgarrei-me como a ovelha perdida; busca o teu servo, pois não me esqueci dos teus mandamentos”.

Neste versículo mostra a todos, Davi sentiu como uma ovelhas desgarrada, abandonado, mas não esqueceu o mandamento de Deus e clamava para que Deus o encontrar-se. Quantos irmãos estão clamando para que Deus o encontre.

Os judeus tinham a estima e amor por seus animais, especialmente as ovelhas, por esse motivo Davi sabia muito bem o que significava o relacionamento do povo com Deus, era semelhante ao de um pastor com seu rebanho.

Os pastores de ovelhas, dos tempos bíblicos, tinham duas ferramentas: a vara, e o cajado.

A vara era usada para facilitar as longas caminhadas, poupando energias para estar sempre a disposição do rebanho, mas nas horas decisivas, ela servia para espantar os lobos, e, as vezes, para uma pancadinha numa ovelha teimosa que insistia em ficar longe do rebanho. O cajado, com a ponta curvada, servia basicamente, para puxar a ovelha para perto, seja quando estivesse metida em problemas, seja para quando precisasse de cuidados. ( A Ovelhas são indefesa, tem necessidade de ser guiada e cuidada.)

No Livro de Salmo mostrar o valor de ser um Pastor. (Salmo 23:1-4)."O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. ".

No ultimo versículo foi lido, Salmo 23:4 mostra as duas ferramentas, (Vara e o cajado) que Davi usou na juventude, quando era pastor dos rebanhos de seu pai, e mostrar as “ferramentas” usadas pelo Senhor, para cuidar de seu rebanho. Delas vem as duas coisas que mais se necessita e mais se procura nos dias atuais: proteção e cuidado.

Vara é a proteção, disciplina e a correção. Cajado traz cuidado, carinho e o amor.

Davi também amava as suas ovelhas, arriscando a sua própria vida ao ponto de defender dos animais perigosos. 1Samuel 17:34-35 “Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, Eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava.” Imagina um de nós é encarregado de cuidar do rebanho de Ovelhas e surgisse um Urso ou leão, famintos, e viessem a atacar as ovelhas o que faria; provavelmente fugiria e nem olhava para trás, e Davi não, Ele o enfrentava, e vencia, por que Deus era com ele.

O Jesus o nosso Pastor entregou a sua vida pelas ovelhas e nós o que podemos fazer? É obedecer a sua voz e seguir os seus passos, (NÃO TE ESCONDE MEU IRMÃO) (NÃO FUGA) e deixar que Jesus te encontre e trás para seu aprisco e os seus braços. João 10:16 “Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.” AMÉm.


Tillmann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com